Suar muito significa emagrecer muito?

É muito comum as pessoas fazerem esse tipo de associação. Treino que suou muito, é porque perdeu bastante peso. Porém, suar no treino é o mesmo que queimar gorduras?  Será que um treino sem suor significa que não fez nenhum efeito?

O suor produzido pelo organismo serve para estabilizar a temperatura do corpo e garantir que possamos nos manter “vivos” em  situações mais extremas como, por exemplo, nos treinos de alta intensidade.  Sem o suor, nosso corpo aqueceria e poderia sofrer  consequências graves. Ou seja, a transpiração é uma forma de proteção e não uma forma de gastar calorias. Apenas um mecanismo de equilíbrio térmico.

A maioria dos exercícios faz a pessoa suar, mas não é uma regra. Existe pessoas que suam menos – e mesmo assim estão queimando gorduras. Quem pratica musculação, por exemplo, pode suar menos do que quem realiza um exercício aeróbico, mas isso não quer dizer que a musculação seja um exercício menos eficiente – em muitos casos é o contrário.

Transpirar mais ou menos depende de uma série de fatores como hormônios, temperatura e umidade do ar e gênero (os homens costumam suar o triplo que as mulheres). Se você se pesa antes e depois de um treino intenso vai ver que existe uma diferença de peso na balança. Essa diferença não é necessariamente por perda de gordura e sim por perda de líquidos. Quando suamos perdemos água e sais minerais e esse peso é rapidamente recuperado com a ingestão de líquidos. Em resumo: mantenha a disciplina na alimentação e a regularidade nos treinos e não se preocupe com o suor.

Chamar no Whatsapp
1
Escanear o código
Olá 👋 Que tal começar sua Jornada Fitness?